Plano de Governo

Apresentação

Este Plano de Governo é a tradução dos nossos compromissos com Sabará e, também, um documento em que pactuamos com você, sabarense, quais serão os eixos norteadores da nossa gestão. Trazemos aqui um material construído por várias mãos, resultado de um trabalho atento, e que percorreu a cidade para ouvir as angústias dos moradores de todas as regiões, de diversas idades e gêneros.


Nesta carta de intenções, chamada Plano de Governo, recorremos a uma equipe técnica comprometida, que nos ajudou a pensar os caminhos para solucionar os principais problemas de Sabará e a propor as ações que precisamos adotar para desenvolver o nosso município.


São sonhos, vontades e projetos de milhares de sabarenses que se somam aos nossos, e que reforçam o compromisso de trabalhar com diálogo e o desejo de implantar uma gestão transparente e participativa.


Por isso, temos tanto cuidado com este Plano. Como o próprio nome indica, um plano demonstra como pensamos e o que iremos fazer, aqui está nossa vontade para o futuro da cidade e as ferramentas que iremos adotar para trabalhar na busca da felicidade dos sabarenses. Afinal, uma política pública bem feita busca isto; o bem-estar das pessoas.


Sabemos que os principais problemas de Sabará e seus baixos indicadores são fruto de anos na ausência de um projeto de cidade, da falta de planejamento e da negligência na estruturação das políticas públicas. Não à toa, a cidade precisa ser urgentemente organizada e reconstruída.


Nosso objetivo, você verá, é apresentar um projeto inovador, capaz de enfrentar os desafios, integrar a atuação das secretarias municipais e modernizar a gestão. Seremos uma cidade feita para todos, inclusiva, que valoriza sua diversidade, cuida dos mais vulneráveis e busca uma sociedade mais justa.


Temos uma história rica, muitos potenciais e um caminho farto para promover novas oportunidades. Vamos transformar Sabará, e precisamos fazer isto juntos! Por isso, convido você para conhecer nossa proposta e ficar à vontade para trazer ideias, questionar e criticar, desenhando com a gente esta nova cidade.


Precisamos começar hoje a construção do futuro que queremos para Sabará. 

Conto com você!

Inovação

Modernização é um ponto essencial para um novo modelo de gestão. O mundo evoluiu, e a tecnologia está em vários ambientes como aliada na otimização e melhora do nosso dia a dia. Apesar de uma grande parcela da população possuir um aparelho celular com acesso à internet, a Prefeitura ainda oferece muito pouco acesso aos serviços e dados online.


Precisamos inovar, facilitar o acesso das pessoas às informações da cidade e a possibilidade de resolver situações sem precisar se deslocar fisicamente até as secretarias da Prefeitura. Esta transformação digital significa otimização dos processos e agilidade, tanto para o cidadão quanto para a gestão.
A inovação também é uma medida sustentável, uma vez que reduzimos o uso de papel e o deslocamento dos servidores. Queremos oferecer um serviço que preza pela eficiência, com processos administrativos cada vez mais integrados e com a condição de uso de aplicativos.


A ineficiência tecnológica atrasa o andamento dos serviços na nossa cidade e distancia a população da administração pública. Quando tratamos a inovação e suas tecnologias como prioridade, o nosso desejo é melhorar a vida das pessoas e permitir que elas nos ajudem a cuidar de Sabará. Seremos uma gestão que transpira modernidade e inovação.

INTERSETORIALIDADE

Na administração de uma cidade, os temas quase sempre extrapolam uma secretaria, não pertencem a uma só área. Como forma de organização, inserimos estes temas em um setor, mas pontuamos que entendemos como ponto fundamental para enfrentar os desafios e desenvolver uma política pública de qualidade, este olhar múltiplo e intersetorial.


O diálogo entre as secretarias e a criação de programas estratégicos será o caminho para lidar com os desafios que Sabará possui.


Por exemplo, pensar na melhoria dos índices de saúde não cabe somente à Secretaria de Saúde; é um assunto que precisa envolver a Secretaria de Esportes, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.


Temos a clareza de que não existe solução simples para problemas complexos, por isso, lidar com estes problemas sob um olhar amplo é fundamental. Uma política de integração entre as secretarias será a base deste trabalho.

Pessoas

Cuidar de quem cuida, é com este compromisso que vamos administrar. A prefeitura precisa iniciar a cultura de gestão de pessoas, criar processos que valorizem os servidores e construam um ambiente de trabalho saudável. Dessa maneira, vamos manter o foco em formar uma equipe comprometida com a cidade.

Para isso, além de nos preocupar em zelar pelo bem-estar dos servidores, ouvindo-os e deixando-os bem amparados para desempenhar suas funções, iremos dedicar bastante atenção para a capacitação técnica e emocional desse pessoal.

Precisamos aprimorar a gestão, e isso se faz, também, valorizando o bom desempenho dos nossos quadros e preparando-os para a boa realização das suas atividades. Investir no servidor é garantir que os serviços da Prefeitura sejam executados com mais qualidade e a população seja melhor atendida.
Esta cultura da gestão de pessoas passará por todos os setores. Do profissional braçal, que hoje possui uma condição de trabalho precária nas regionais, sem a mínima estrutura, até os cargos de chefia. Aliás, precisamos contar com pessoas nas funções de liderança que sejam comprometidas com a cidade, tenham competência e, principalmente, sejam boas em relacionamento interpessoal.

O cuidado, a valorização e o compromisso com os sabarenses começará dentro da nossa casa, na Prefeitura. Este olhar atento e cuidadoso será uma marca da nossa gestão.

DIREITO À CIDADE

Uma gestão eficiente e humanizada precisa estar comprometida com o direito das pessoas de usufruir da cidade em sua plenitude. Neste sentido, destacamos o nosso cuidado em construir políticas públicas alinhadas com este pensamento. Queremos uma cidade para todos, que ofereça dignidade e bem-estar, que respeite as diferenças e se inclua.

Para isso, o olhar atento ao transporte público, que permite às pessoas se deslocarem para o trabalho, lazer, estudo e para cuidar da saúde, será um pilar. As pessoas precisam ter a garantia do seu direito de ir e vir. Outro aspecto é a criação de políticas de desenvolvimento urbano e habitação, para garantir moradia digna e adequar os usos do espaço público na cidade. Vamos ocupar a cidade com áreas de lazer e atividades físicas, possibilitando o acesso de todos a esses direitos. As praças e quadras precisam estar por toda a cidade, e não só em alguns bairros.

Nosso desejo é oferecer uma cidade mais justa, diminuindo as desigualdades e potencializando as oportunidades do nosso município.